Avenida Marquês de São Vicente, 576 - Cj. 2207 e 2208, Barra Funda - São Paulo/SP
BC adota nova medida para garantir dinheiro em circulação
Fonte: Agência Brasil
Kelly Oliveira
O Banco Central definiu hoje (13) mais uma mudança nos depósitos compulsórios, os recursos que os bancos são obrigados a recolher à autoridade monetária.
A partir do próximo dia 1º de dezembro, o recolhimento compulsório adicional sobre depósitos a prazo, à vista e de poupança não será feito em dinheiro, mas em títulos públicos. Até a mudança, a remuneração do recolhimento em dinheiro será feita pela taxa básica de juros, a Selic. Depois do dia 1º, a remuneração vai depender de cada título.
Segundo a assessoria do BC, o objetivo da medida é garantir mais dinheiro em circulação e recompor os compulsórios recolhidos em títulos. Desde o agravamento da crise financeira internacional, em meados de setembro deste ano, o BC tem adotado várias medidas para garantir recursos em circulação no mercado (liquidez).
As alíquotas do compulsório adicional permanecem as memas: 5% para depósitos à vista e a prazo e 10% para poupança.De a acordo com o BC, o total desse tipo de recolhimento é de R$ 40 bilhões.