Avenida Marquês de São Vicente, 576 - Cj. 2207 e 2208, Barra Funda - São Paulo/SP
  • (11) 2548-9806
  • (11) 2645-0379

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Recessão lidera ranking de risco às empresas

A recessão global é o principal risco para as empresas na visão dos executivos.

Fonte: Folha de S.PauloTags: crise

GUILHERME BARROS

A recessão global é o principal risco para as empresas na visão dos executivos. Essa é a conclusão do Estudo Global de Gerenciamento de Riscos 2009 da seguradora Aon, que será divulgado hoje. Na última edição da pesquisa, de 2007, a recessão ficou em oitavo lugar no ranking de riscos.
O resultado representa a opinião de 551 executivos de empresas de 40 países, incluindo o Brasil, com faturamento acima de US$ 1 bilhão. Entre outubro e novembro do ano passado, os entrevistados escolheram entre aproximadamente 40 itens os que representavam maiores riscos para suas empresas.
Para Fernando Pereira, vice-presidente-executivo da Aon Brasil, a crise alterou a concepção de risco dos executivos.
O dano à reputação da empresa, que liderou o ranking de riscos em 2007, ficou apenas na sexta colocação neste ano. O aumento da competição, a escassez de liquidez e o risco nos preços das commodities não estavam entre as dez maiores preocupações das empresas há dois anos, mas constam no ranking de 2009.
Alguns riscos recebem importância diferenciada em cada região. Na América Latina, a insegurança jurídica é a segunda maior preocupação das empresas. "A lei brasileira passou a oferecer cada vez mais ferramentas para a população reclamar seus direitos. As empresas passaram a ver a responsabilidade civil como um risco, passível de cobertura por seguro", diz Pereira.
No ranking geral e no da América do Norte, a segunda maior preocupação é sobre possíveis mudanças regulatórias nos mercados. "Com a crise, os executivos já sabiam que a regulamentação do mercado americano mudaria e isso virou uma preocupação no final do ano passado", afirma.