Avenida Marquês de São Vicente, 576 - Cj. 2207 e 2208, Barra Funda - São Paulo/SP

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Startups: concorrência

A concorrência é a solução de muitos dos seus problemas, afinal vocês exploram exatamente o mesmo segmento

Autor: Marcelo ToledoFonte: Administradores.comTags: empresariais

Lembra daquela estória de manter seus amigos perto, e seus inimigos mais perto ainda? Pois bem, nos negócios é exatamente assim que você deve agir.


A única diferença é que você não deve enxergar seus concorrentes como inimigos, na realidade, você deveria pensar como Abraham Lincoln: Eu destruo meus inimigos quando faço deles meus amigos.

A concorrência é a solução de muitos dos seus problemas, afinal vocês exploram exatamente o mesmo segmento. Quanto mais vocês se apoiarem e compartilharem suas dificuldades, melhor para o crescimento dos dois. Mais de uma mente tentando solucionar o mesmo problema é ótimo, melhor ainda quando você consegue se destacar e encontra um secret sauce, pois é fundamental que você busque se diferenciar da concorrência.

Tem empreendedor que olha a concorrência com fome, com vontade de engolir todo mundo e quer saber? Muitas vezes consegue, um investimento enorme pra comprar todo mundo e dominar o mercado. Agora, se você não tiver essa fome, você nunca vai conseguir fazer isso. Pense sempre em parcerias, fusões e aquisições.

Ter sua própria identidade para traçar o seu caminho sem copiar dos outros, é bom, mas quanto mais você souber sobre o seu mercado e os players que ali estão, mais embasamento você terá para tomar suas decisões e menos erros cometerá.

Saiba quem está entrando no mercado, quem está saindo e porquê. Reunam-se ocasionalmente, assine seus blogs, twitters, facebooks, faça clipping de palavras chave no Google News, frequente os principais eventos e sempre que possível, seja cliente do seu concorrente, essa é a melhor maneira de verdadeiramente conhece-lo.

Nós somos seres competitivos por natureza, ter concorrência nos faz trabalhar mais, nos faz pensar em como inovar com mais frequência, mantém nossa chama acesa, nossa gana de vencer e fazer melhor do que os outros, e tudo isso pelo simples fato de sabermos que existe mais alguém ali.

Quando você for apresentar o seu plano de negócios a um investidor, não esqueça de incluir uma lista (curta) de seus concorrentes diretos. Por incrível que pareça, essa é uma parte muito importante da analise por parte do investidor. É aqui que ele faz benchmark de desempenho. Por tanto, não venha com estórias tristes, traga empresas que já receberam investimentos e estão crescendo a toda velocidade. Se não, vai ser difícil você provar porque o mercado vai mal e somente você sabe como ir bem.