Avenida Marquês de São Vicente, 576 - Cj. 2207 e 2208, Barra Funda - São Paulo/SP
  • (11) 2548-9806
  • (11) 2645-0379

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Comércio eletrônico deve experimentar crescimento até o final do ano

A economia brasileira acelerou a digitalização durante a pandemia e, mesmo em um momento difícil para o país, o comércio eletrônico encontrou crescimento...

Datas como Black Friday e Natal tendem a impulsionar compras on-line. E-commerce precisa estar preparado

A economia brasileira acelerou a digitalização durante a pandemia e, mesmo em um momento difícil para o país, o comércio eletrônico encontrou crescimento, favorecendo as compras em período de isolamento social. De acordo com pesquisa da consultoria McKinsey, no primeiro semestre de 2020, o comércio eletrônico e o comportamento do consumidor apresentaram um desenvolvimento que equivale ao dos dez anos anteriores.

Por isso, datas importantes do varejo eletrônico como Black Friday e Natal estão gerando grande expectativa para o comércio on-line. Uma pesquisa e-bit realizada pela Nielsen aponta que, até o final do ano, os e-commerces devem crescer 26% e atingir um faturamento de até R$ 110 bilhões.

Porém, para o consumidor realizar suas compras despreocupado, o e-commerce precisa estar preparado. É preciso garantir que os acessos serão convertidos em compras e otimizar resultados para gerar impacto financeiro positivo.

Thiago Verçosa, CEO da Original.io, empresa que atua na otimização de e-commerces, afirma que o segredo para aumentar as taxas de conversão é a experiência do usuário. “O que pode realmente reverter uma situação de baixa conversão é o investimento na melhoria da experiência do usuário. É preciso arrumar a casa – o e-commerce – e tratar bem as visitas que chegam, para que se sintam à vontade, desfrutem com leveza do momento e queiram voltar sempre”, explica o CEO.

Boa experiência de compra

Uma boa experiência de compra não se limita apenas a um site visualmente bonito, mas também envolve a maneira como as informações são apresentadas, com categorias intuitivas, subcategorias claras e filtros para facilitar a navegação. Esse sistema pode ajudar quem está comprando a entender melhor como encontrar o produto que deseja.

A linguagem mais simples e os menus destacados em um e-commerce também podem ser diferenciais para o consumidor navegar com mais facilidade e encontrar o que deseja. Fotos que carregam rapidamente e textos descritivos dos produtos também estimulam uma boa jornada de compra.

“Pesquise tudo o que puder para encontrar brechas e gargalos na jornada de compra. Fazer esta análise de requisitos é fundamental para tomar decisões, com o apoio de métricas, e até mesmo para ter ideias que melhoram a experiência do consumidor”, recomenda o CEO da Original.io, Thiago Verçosa.

Essa análise pode ser facilitada por tecnologias que tornem as métricas mais visíveis e acessíveis, como o Monitor. A ferramenta data science mostra o acompanhamento de tudo o que acontece em um e-commerce, entregando dados on demand para quem está acompanhando as jornadas de compras dos consumidores. O sistema, que funciona como uma plataforma de análise de métricas de e-commerce, mesclando estatísticas de maneira escalável, foi desenvolvido pela Original.io, especialista em experiência do cliente.

SEO e agilidade de carregamento

Fazer a otimização para mecanismos de buscas como o Google é uma estratégia que auxilia o consumidor a encontrar o e-commerce com mais facilidade na internet. Na prática, o SEO ajuda o site a se destacar diante da concorrência. Cerca de 89% das jornadas de compra dos consumidores começam pelos mecanismos de buscas, conforme pesquisa da Fleishmanhillard.

Estudo divulgado pela Amazon mostra que cada segundo a mais no carregamento de um site pode provocar uma queda de 7% na taxa de conversão. Isso pode significar um prejuízo de milhares de reais durante um ano para o e-commerce. A demora também influencia negativamente no ranqueamento no Google. Por isso, um site tem que oferecer carregamento rápido e ser fácil de navegar para que o usuário tenha sempre a melhor experiência.

O que é importante analisar no e-commerce?

Para quem tem um e-commerce, alguns dados são muito importantes na hora de cruzar informações sobre taxas de conversão e vendas, melhorando os resultados. O CEO da Original.io, Thiago Verçosa, oferece algumas dicas para otimizar um e-commerce:

Eliminar o percentual de erro nas análises dos produtos comercializados;
Estimar o perfil de consumo por faixa etária e por persona;
Indicar o perfil predominante por dispositivo utilizado;
Capturar informações sobre participação em pedidos e em acessos;
Analisar a média de performance e conteúdo;
Verificar o histórico dos parâmetros utilizados por dimensão de categorias;
Registrar o histórico do tempo de carregamento;
Mensurar o volume de pedidos conforme as formas de pagamento;
Mensurar o consumo por região;
Quantificar os acessos gerados pelas mídias.

“O empreendedor sempre está buscando o sucesso e o acerto nas estratégias para o seu e-commerce decolar, mas, frequentemente, o que ele precisa para conseguir chegar lá está espalhado em diversas ferramentas. Dessa forma, desenvolvemos o Monitor para facilitar a reunião dessas informações e KPIs. Queremos que, o ano inteiro, o empreendedor saiba o que precisa para melhorar seu desempenho, mas principalmente que se destaque nas datas próximas que são muito importantes para o varejo, como Black Friday e Natal”, concluiu Verçosa.