Avenida Marquês de São Vicente, 576 - Cj. 2207 e 2208, Barra Funda - São Paulo/SP
  • (11) 2548-9806
  • (11) 2645-0379

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

“Ponto a Ponto”: FecomercioSP lança boletim trimestral com orientações para a tomada de decisão empresarial

Com elementos gráficos de fácil assimilação, publicação analisa os movimentos do mercado e dos consumidores

Em um mundo cada vez mais competitivo, os dados se tornaram o braço direito da gestão de negócios. Contudo, ter acesso às informações não é o bastante. É preciso saber interpretar, selecionar e, sobretudo, relacionar indicadores para, de fato, utilizá-los a favor da empresa.

Pensando nisso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) lança o Ponto a Ponto, boletim trimestral com orientações para a tomada de decisão empresarial.

Com linguagem acessível e apoiada por elementos gráficos, a publicação traduz, com base em dados da própria Entidade e índices macroeconômicos, o cenário atual para os empreendedores.

Coproduzido pelas equipes econômica e de comunicação, o boletim se propõe a examinar as percepções dos empresários acerca da economia, as condições do consumidor como peça fundamental das decisões de compra e o impacto do custo de vida sobre os negócios.

De acordo com Altamiro Carvalho, assessor técnico da FecomercioSP, hoje em dia, buscar informação é condição fundamental para qualquer empresa prosperar. Deste modo, os empreendedores precisam estar cientes da situação do mercado no qual atuam, bem como do País como um todo.

“Indicadores são informações – e informações são ferramentas das mais valiosas para gerenciar qualquer tipo de empreendimento”, afirma Carvalho. “Além disso, são com essas ferramentas que se minimiza o risco do negócio”, complementa.

Na mesma linha, Fábio Pina, também assessor técnico da Entidade, ressalta que o acompanhamento adequado da conjuntura econômica é feito por meio da análise de dados, o que capacita o empreendedor para a tomada de decisão.

“Por exemplo, a empresa opera em uma situação normal. De repente, vem uma pandemia. E agora? É preciso acompanhar indicadores para entender o novo cenário”, destaca Pina. “E os índices não servem apenas para situações excepcionais. Se sobe a taxa de juros, se ocorre uma crise na China, se o governo libera mais crédito... Tudo isso a Federação acompanha, e o empresário tem de fazer o mesmo”, sinaliza.

O boletim nasce justamente com os objetivos de traduzir, em linguagem clara e objetiva, o cenário econômico e apontar práticas assertivas da boa gestão empresarial.